Arquitetura de TI nas empresas: estratégia corporativa

Arquitetura de TI nas empresas: estratégia corporativa

O que é arquitetura de TI?

A Arquitetura de Ti é o mapa ou plano de alto nível dos ativos de tecnologia da informação de uma organização. Origina-se da arquitetura do negócio, que descreve os planos organizacionais, visões, objetivos, problemas e informações necessárias para projetar e entregar uma estratégia de tecnologia com valor para o negócio.

Importância da arquitetura de TI
Você consegue imaginar uma grande, média ou até pequena empresa sem nenhum recurso de tecnologia? Sem computadores, servidores ou acesso à internet? 

Seria muito difícil uma empresa assim funcionar bem nos dias atuais, concorda? O mais interessante é que essa dependência da infraestrutura de TI deixou de ser apenas no nível operacional e tem passado para o nível estratégico dos negócios, que se apoia cada vez mais na arquitetura de TI para encontrar diferenciais e se destacar no mercado.

Empresas de todos os tamanhos e de todos os segmentos tem utilizado a TI como um pilar fundamental na definição das suas estratégias de negócio. Seja para otimizar a produção, para geração de novas oportunidades ou na fidelização dos clientes, é preciso estar antenado quanto as novas opções e ficar de olho nas ações que os concorrentes estão realizando.

Como manter (iniciar) uma rotina de análise de infraestrutura
Não existe remédio único para todas as dores. Mas uma arquitetura de TI eficiente leva em consideração o orçamento da companhia, as necessidades que possui, oportunidades que deseja gerar ou aproveitar, riscos e objetivos estratégicos. 

Por ser tão importante, precisa ser feita por profissionais capacitados ou por parceiros qualificados para o trabalho. 
A rotina, inclui:

  • Documentar a estrutura existente. Incluir uma representação dos sistemas que demonstre as integrações, serviços utilizados e ambientes e características das soluções disponíveiss. Entender os pontos positivos e negativos, inferir como a arquitetura está interferindo nos resultados da empresa e identificar os pontos de melhoria para acompanhamento.
  • Definir o modelo de arquitetura de TI ideal e planejar a estrutura que a empresa deve ter e o modelo de funcionamento, considerando além dos requisitos necessários, também os desafios.
  • Planejar migrações e outras mudanças. Entender como a rotina da empresa será afetada por isso e adequar todas as ações necessárias.
  • Fazer acompanhamento. Conferir o andamento da infraestrutura de TI e observar oportunidades de melhoria. 
  • Ajustar o que for necessário e documentar.

Por que fazer x Ganhos imediatos 

Melhoria do desempenho dos recursos de TI
Uma arquitetura de TI eficiente dimensiona a infraestrutura para a demanda existente, oferecendo aos usuários rede e sistemas eficientes. Recursos lentos tornam o trabalho mais demorado, reduzindo a produtividade das áreas e comprometendo o acesso a informações importantes e estratégicas.

Oferecer disponibilidade
Quando um recurso não está disponível, ele impossibilita que atividades sejam realizadas. Imagine ficar sem vender por falta de acesso aos dados do cliente ou do estoque? É preciso fazer o bom planejamento da infraestrutura e criar opções para quando algo não funciona. Por exemplo: se o servidor A falhar, o acesso será feito pelo servidor B na cloud. Ter todos esses processos planejados evitará prejuízos.

Garantir segurança
Ao planejar os recursos de TI da empresa, é preciso incluir soluções que protejam os dados da companhia de ameaças externas (uma delas ganhou ainda mais destaque em 2017 devido aos ataques feitos em todos o mundo, os ransomwares). Firewall UTM, anti-spam, backups e outros são essenciais para garantir a segurança da informação tanto para sua empresa como para os clientes dela.

Fazer bom uso dos recursos disponíveis
Nenhuma empresa quer gastar mais do que precisa com pessoal e equipamentos, por isso é papel da arquitetura de TI aproveitar os recursos e os pontos fortes da estrutura existente e oferecer melhorias e atualizações. Isso inclui utilizar os appliances existentes enquanto oferecerem o que a empresa precisa e manter contratos com fornecedores e parceiros (outsourcing de TI) para que esteja sempre preparada.

Este é o modelo que pode garantir que os recursos da tecnologia, estejam perfeitamente sincronizados com os objetivos do negócio. 

Compartilhe: